segunda-feira, 16 de junho de 2008

R.I.P. Stan Winston (1946-2008)


Assim desfere a morte os seus golpes mais inesperados. Stan Winston, um dos magos dos efeitos especiais, vencedor de quatro óscares e referência incontornável no panorama do cinema fantástico em todas as suas vertentes (produtor, realizador, argumentista, efeitos de maquilhagem e efeitos especiais, actor), faleceu ontem depois de sete anos de luta contra um mieloma.

De físico invejável [são várias as fotos que o mostram a comparar os bíceps com os de Schwarzenegger nos sets de Terminator (1984) e Terminator 2 (1992)], nunca tornou pública a doença que o consumia, embora tivesse reduzido o número de filmes em que trabalhava. São assim os gigantes, combatem sozinhos e em silêncio.

Quis o destino que tivesse que dar esta notícia depois de ter referido aqui um dos filmes que mais me marcou e onde Stan Winston foi Assistente de Realização. É sempre surpreendente verificar como nos dói a morte daqueles que nunca chegamos a conhecer, mas que são autores dos sonhos que fazem de nós aquilo que somos.

Sem comentários: