domingo, 1 de junho de 2008

50 Doors into SF 01: A Perna de Marilyn




Monkey Business (Howard Hawks, 1952) é um dos filmes que tenho memória de ver na TV, algures entre os últimos anos da primária e o primeiro ano do ciclo. Na altura, pouco do filme me ficou na cabeça: apenas a caótica e final batalha campal no laboratório, e a perna de Marilyn Monroe, inesperadamente exposta como o sol a romper pelas nuvens. Na altura não sabia ainda quem era Marylin Monroe, a actriz ou o ícone cultural. Era apenas um rosto deslumbrante, uma voz melodiosa e uma perna estonteante.


Muitos não consideram o filme ficção científica, apesar de todo ele (uma das primeiras comédias americanas modernas) assentar nas confusões provocadas por uma fórmula rejuvenescedora que, ao invés de verdadeira juventude, permite apenas um retrocesso na idade mental (à excepção de Marilyn, a mais jovem do elenco, todos os personagens acabam por ingerir a fórmula num ou noutro momento, comportando-se da forma mais patética possível). Cary Grant é o Dr. Barnaby Fulton, inventor das meias virtualmente indestrutíveis que realçam as pernas da vácua secretária loura, Lois, e que motivam aquele inspirador vislumbre. O diálogo, durante a cena, é puro Hawks, rico em duplos sentidos e inocente picardia:

Isn't it wonderful? (Despindo inesperadamente a perna)
I beg your pardon?
The nonrip stockings you invented.

Oh The N41 acetate project.
This is an experimetal pair, the first out of the factory. Aren't you proud?
Turned out rather well.
I'll say. You can't tear'em or snag'em or anything, no matter how hard you try. You'd be amazed doctor.
Oh, no I wouldn't. I've done a lot of experimenting with these kind of thing. But I'm through with all of that now.

Marilyn Monroe ainda não era o símbolo da América dos anos 50 em que se viria a tornar mais tarde, mas exibia já o misto de inocência e sensualidade que a colocariam sempre longe do alcance das suas rivais mais directas, Jayne Mansfield e Mamie Van Doren. Monroe, cuja vida foi como uma vela ao vento (palavras de Sir Elton) faleceu em 5 de Agosto de 1962. Se tivesse vivido num mundo melhor, faria precisamente hoje 82 anos.


Happy birthday, kid, wherever you are.

Sem comentários: