sexta-feira, 27 de junho de 2008

A Antevisão do Inferno: MOTELX - The Sequel


Para os entusiastas do Fantástico, o Verão começa a escaldar. Até o demónio deve estar com calores. Logo a abrir Julho, George R.R. Martin e Bruce Holland Rogers vão estar em Lisboa para partilhar connosco alguns dos segredos que lhes permitem dominar as palavras com mestria suficiente para construir mundos fabulosos com tão frágeis materiais.

Mas ainda antes de Junho chegar ao fim, o Cineclube de Terror de Lisboa convida-nos para provar umas entradas para o que promete ser o prato principal a ser servido entre 3 e 7 de Setembro no cinema S. Jorge: o ansiado MOTELx 2008 (2ª Edição). Assim, os entusiastas do cinema de horror francês (que vive também um certo renascimento, embora não comparável com o imparável Espanhol) poderão degustar, já na próxima segunda-feira, dia 30, no Institut Franco-Portugais de Lisboa o clássico de Henri-Georges Clouzot Les Diaboliques (1955) - baseado no romance Celle Qui n'Était Plus da dupla Boileau-Narcejac (incomparavelmente superior ao remake de Jeremiah S. Chechick de 1996) - e Ils (2006), um dos mais bem conseguidos esforços de siege movies mais recentes, superiorizando-se com facilidade sobre outros de colheita californiana, como o Panic Room de Fincher e Cold Creek Manor de Mike Figgis. Ils, porém, supostamente baseado em factos verídicos, é melhor saboreado a frio (se o vão ver e ainda não viram, é melhor enfrentarem a criatura sem ideias pré-formadas e sem qualquer indício do que vão encontrar), pelo que reservarei um comentário mais extenso para depois do acontecimento.

Portanto, caríssimos, as portas do Inferno já estão entreabertas... falta apenas o empurrãozinho da vossa presença em todos estes eventos para que eles se possam tornar recorrentes e incontornáveis.

Sem comentários: