sábado, 28 de junho de 2008

A Arte das Palavras


Bruce Holland Rogers tem apenas um livro traduzido para português, o premiado The Keyhole Opera (Pequenos Mistérios, pela Livros de Areia), um perfeito mostruário da arte de bem escrever. Rogers, que esteve presente no último Fórum Fantástico (realizado em Novembro de 2007), cativou todos aqueles que o ouviram discorrer sobre a escrita, a criatividade e a literatura. Para muitos, Rogers, que completa este ano uns redondos 50 anos, será a epítome do autor completo: ciente da técnica da escrita, escritor disciplinado, reconhecido pensador da génese da criatividade e motivação, orador de dons quase hipnóticos, elegant dresser e conversador fascinante. Além disso, consegue dar um novo sentido ao que habitualmente designamos como realismo mágico, atravessando com facilidade as barreiras que compartimentalizam (mais ou menos artificialmente) os géneros e o mainstream, servindo-se do fantástico para apimentar e enriquecer uma escrita que faz empalidecer muitos dos consagrados contistas miméticos.

Embora tenha escrito tie-ins sob o pseudónimo de Hanovi Braddock, romances cor-de-rosa a coberto da máscara de Brenda Holland e mesmo romances eróticos como Bryan Speare, foi na escrita de ficção curta e super-curta (short-short-short-stories) ou micro-ficção que Rogers cedo trepou ao pico e não encontrou ainda quem o desalojasse. Mestre em espartilhar a sua escrita com artifícios formais que estrangulariam a criatividade da maioria dos seus pares (as simetrinas são um exemplo disso), Rogers trata as palavras como escravas, levando-as a fazer tudo o que ele quer; mas, ao contrário de um normal esclavagista, quando termina com elas deixou-as mais ricas, mais belas, mais próximas do arquétipo de perenidade a que toda a escrita aspira.

Bruce Holland Rogers vai estar em Lisboa, entre os próximos dias 16 e 18 de Julho, a convite da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, para leccionar um Curso de Escrita Criativa (no âmbito dos Cursos de Verão promovidos por aquela universidade). O curso compõe-se de 3 dias de aulas presenciais (face-to-face), de 16 a 18 de Julho, e continua com exercícios e feedback contínuo pela internet até 2 de Agosto.

O seu livro Word Work: Surviving and Thriving as a Writer (Invisible Cities Press, 2002) devia ser de leitura obrigatória para os jovens escritores de todo o mundo, e de leitura compulsiva para todos os escritores portugueses da escola umbiguista/urbano depressiva (sim, Pedro Paixão, Gonçalo M. Tavares, Peixoto e quejandos...). Para os outros, para os que pretendem iniciar uma carreira nas letras (seja como escritores, críticos, editores) ou até para os meros leitores que estejam interessados em aprender a descortinar the arts and crafts que ajudaram a criar aquele livro que lhes deu tanto prazer ao ler, este Curso de Verão de Bruce Holland Rogers é uma oportunidade que não é permitido desperdiçar.

Depois não digam que eu não avisei. Os interessados devem contactar o Dr. Ricardo Marques, da Secção de Estudos Ingleses e Norte-Americanos (Gabinete 15 - Bloco B1, Avenida de Berna, nº26-C, 1069-061 Lisboa, Tel: 21 790 83 00, Fax: 21 790 83 08, ricardo.marques@fcsh.unl.pt). Obrigatório: nível de conhecimentos de inglês C1 e ligação à internet.

Sem comentários: