sexta-feira, 14 de março de 2008

Cinema em Livro para Amantes do Fantástico

É já daqui a menos de duas horas, que António de Macedo vai apresentar o seu mais recente livro, "Como se Fazia Cinema em Portugal - Inconfidências de um ex-praticante" (Apenas Livros, 2007). O lançamento decorrerá na Cinemateca Portuguesa (Rua Barata Salgueiro, Lisboa), às 19hoo e será seguido da projecção do filme Chá Forte com Limão, cuja realização Macedo assinou em 1993. Chá Forte com Limão foi o seu último filme e é uma história de fantasmas passada nos idos de 1870.

Razões de sobra para regozijo dos fãs do fantástico. Outro motivo de força para comparecer, para além da presença do autor, é o facto de o livro ter uma tiragem de apenas 250 exemplares e um preço módico (€3.50); tratando-se de um opúsculo curioso, que reproduz o aspecto dos livrinhos de cordel do século XVIII, o preço não deixará de ser catalisador de pronto esgotamento de stocks.

Por fim, para aqueles que possam não apreciar o cinema de António de Macedo, convém recordar que muito antes de Soraia Chaves, foi Macedo quem nos ofereceu (a nós, jovens adolescentes em 1982) Helena Isabel, à laia de presente já desembrulhado.

Agora, fora de brincadeiras, é um pedaço de história que hoje é posta à vossa disposição; não percam a oportunidade.

Sem comentários: