domingo, 1 de março de 2009

I'm Back


Exactamente três meses sem um único post...

E o mais estranho de tudo... gostei. Gostei de não ter mais uma obrigação para cumprir, de não ter uma vozinha a murmurar-me atrás da orelha que era preciso actualizar o blogue... E depois a necessidade de voltar a escrever nele. Acho que foi saudável este interregno. Ajudou-me a reperspectivar as coisas, permitiu-me pôr em ordem assuntos por terminar, concluir as minhas décima e décima primeira traduções... sobretudo, a perceber o que quero deste blogue, sobretudo ao pegar nele numa altura em que o que está na berra é esse execrável fenómeno do Twitter, com todos os "twatters" a fazerem-me lembrar uma multidão de pintainhos, cada um a tentar gritar mais alto do que os outros, em busca da minhoquinha de uma efémera fama. Tentaram-se seduzir para isso, tentei obrigar-me a aderir... mas é demasiado vácuo, fátuo e flátuo para me conseguir fisgar...

Ainda sou dos que gostam de ler informação com sumo, ideias que vão para além do dichote com mais piada do que substância, espaço para elaborar um discurso com tronco, cabeça e membros.

Que esperar, então, do Blade Runner para os próximos tempos?

Antes de mais, uma maior variedade temática: falar de séries de TV, filmes e livros, maioritariamente mas não exclusivamente pertencentes aos géneros do fantástico. Tentar manter uma maior constância de críticas, e retomar as midnight sessions. Sobretudo, tentar trazer mais e mais variada informação, se, porém permitir que o blogue se transforme na minha actividade principal. Estes quatro meses de trabalho quase exclusivo na tradução e na advocacia, não me permitira escrever uma única linha: A ALMA DO LOUVA-A-DEUS continua por terminar, tal como os ZEPPELINS SOBRE LISBOA. Em contrapartida, outros projectos descolaram e consolidaram-se neste interregno, e um deles, ainda surpresa, chegará às bancas em Junho deste ano (knock on wood).

Portanto, caros leitores - e desde já quero agradecer a todos aqueles que ao longo deste período me incentivaram a regressar ao blogue, e manifestaram por ele um entusiasmo que eu próprio por vezes senti fraquejar, pessoalmente e por mail - podem esperar a partir de agora actualização mais frequentes, menos abundantes, mas todas elas merecedoras de trabalho, pesquisa e dedicação. Num ano como 2009 - que como todos os anos que precedem o terminar de uma década, são cheios de efemérides, como se os acontecimentos se atropelassem em busca do centro do palco, de um espaço na memória colectiva - muito haverá de que falar. 40 anos volvidos sobre a alunagem da Apollo XI, 50 sobre a revolução Cubana, 200 sobre o nascimento de Darwin e 15o sobre a publicação da Origem das Espécies; 20 sobre a queda do Muro de Berlim, 80 sobre o crash bolsista, trinta sobre a revolução no Irão, duzentos sobre o nascimento de Poe e 160 sobre a sua morte, 70 sobre o início da Segunda Guerra Mundial e muitos outros de menor memória mas não menos importância...

Oportunidade para falarmos de história alternativa da Segunda Guerra Mundial, das célebres adaptações das obras de Poe assinadas por Roger Corman nos tempos áureos da sua AIP, para além de visitarmos filmes e livros, dos mais recentes aos mais clássicos, dos mais celebrados aos mais desconhecidos.

E, nada melhor para recomeçar esta nova fase de actividade do que falar-vos e convidar-vos a participar no CÍRCULO DE LEIBOWITZ.

Mas isso, é uma história para amanhã...
Nota: A imagem que ilustra este post foi encontrada em http://stencilrevolution.com/photopost/data/501/

Sem comentários: