quarta-feira, 28 de maio de 2008

Almas Gémeas?







Que têm em comum Dan Simmons (n.1948) e Tim Powers (n.1952)?

Antes de mais, são dois escritores do fantástico, capazes de navegarem com facilidade e mão segura de um género para outro, sabendo ao mesmo tempo inovar e respeitar a história e tradições genéricas. Em segundo lugar, são dois escritores exímios: ou seja, possuem um domínio exemplar da escrita e das técnicas narrativas, uma noção de ritmo da linguagem que converte as suas obras em canções silenciosas, ricas em sonoridade e cadência quando lidas em voz alta, suaves e envolventes quando acariciam o cérebro do leitor.

Atrevem-se ambos a escrever com excelência nos campos da Fantasia, do Horror e da Ficção Científica, excelência que não se limita à construção da história, mas se estende à exploração da linguagem. E, para além de assinarem livros populares e acessíveis, conseguem o paradoxo, um e outro, de serem o que usualmente se refere como writer's writers. Autores com quem se aprende a escrever, autores cuja técnica é melhor apreciada por aqueles que também escrevem e que, raras vezes, não conseguem conter uma pontinha de inveja.

Outra coisa que têm em comum, é serem ambos publicados em Portugal pela Saída de Emergência. Ora, quem lê este blogue e conhece a realidade da literatura fantástica em Portugal, sabe que a SdE tem apostado com coragem na publicação de alguns dos melhores autores do fantástico, numa colecção discreta e de grande sonoridade (A Colecção BANG!), ajudando a promover entre nós alguns autores brilhantes e que, de outra forma, passariam completamente desapercebidos.

Uma das estratégias da SdE foi a criação de um fórum de leitores dedicado à colecção BANG!, subdividido em vários outros fóruns específicos, dedicados aos seus vários autores. Para moderar esses fóruns, o Luís Corte-Real (editor da Saída de Emergência) convidou algumas pessoas de grande valia, como a Safaa Dib, o Luis Filipe Silva e o Luís Rodrigues. Depois resolveu baixar a fasquia e convidou-me a mim, apesar de saber que ando apertado de tempo.

Estive para recusar. Mas ele insistiu, dizendo que precisava de um moderador para os fóruns do Dan Simmons e do Tim Powers.

Do Dan Simmons e do Tim Powers?, perguntei eu, incrédulo. Dois dos meus autores favoritos?

Bom, passem por de vez em quando, e ajudem este pobre moderador a fazer jus a dois dos melhores autores da actualidade.

Sem comentários: