segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

REI MORTO REI POSTO


Chegou hoje às livrarias A República Nunca Existiu, uma colectânea de catorze contos seleccionados por Octávio dos Santos e editada pela Saída de Emergência. O volume, de aspecto gráfico irrepreensível e de manuseamento extremamente agradável (conta apenas com 212 páginas) marca a primeira aposta nacional num dos sub-géneros mais difíceis e estimulantes da FC, como é a História Alternativa.

Desta feita, o desafio lançado aos autores foi a criação de um Portugal onde o Regicídio de 1908, sobre o qual se cumprirão 100 anos no próximo dia 01 de Fevereiro, nunca teve lugar, dando origem a uma (ou melhor, a várias) cronolinha onde a República nunca foi instaurada entre nós.

Entre os autores que podemos encontrar no índice contam-se Miguel Real, João Aguiar, José Lopes, Maria de Menezes, Gerson Lodi-Ribeiro e o próprio organizador. Também este vosso escriba lá verteu uma curta ficção, de seu título "A Noite das Marionetas".

A título pessoal, posso dizer que o projecto, face ao qual tive algumas reservas iniciais, acabou por se revelar absolutamente fascinante. Uma vez escolhido o concreto período histórico para situar a acção (1916, ano da entrada de Portugal na I Grande Guerra), o rápido avolumar de informação e referências bibliográficas fez-me expandir a ideia inicial que cresceu muito para além do conto incluído na antologia; na verdade, este "A Noite das Marionetas" é um segundo conto, escrito após a ideia inicial ter extravasado muitíssimo do limite estabelecido pelo Octávio (outros autores sofreram com esse problema, sendo que a contribuição de um deles teria enriquecido bastante o resultado final); para os mais curiosos, a ideia inicial, excluída da antologia, acabou por se converter num projecto mais alargado, com o título Zeppelins Sobre Lisboa, a ser publicado sob a forma de seriado a partir da BANG!#4 (Abril de 2008).

No entretanto, podem os leitores explorar as 14 realidades alternativas que Octávio dos Santos seleccionou.

Boas leituras!

1 comentário:

Miguel Garcia disse...

Boa tarde, pelo brevissimo resumo na SE, tinha ficado com a impressão errado do livro, ainda bem que já estou esclarecido, parece-me ser uma boa aposta!