Com excepção das cada vez mais numerosas antologias de autores portugueses na área do Fantástico (nada menos que cinco, entre Novembro de 2006 e Janeiro de 2008) o mercado nacional de ficção curta é praticamente inexistente, confinando-se a fanzines (cada vez mais raros) e e-zines (que cada vez adquirem mais visibilidade). A mais recente experiência de fôlego foi a revista BANG!, dirigida por Rogério Ribeiro e editada pela Saída de Emergência, da qual surgiram 3 números (#0 a #2) entre 2005 e 2006.
A revista, infelizmente, não correspondeu às exectativas, quer da Editora, quer dos leitores, tendo sido rapidamente descontinuada. No entanto, no dealbar deste novo ano, eis que a BANG! reaparece, desta feita em formato digital e gratuito, com capa de encher o olho e conteúdos apetitosos, prometendo uma aposta forte na ficção e não-ficção nacional na área da literatura de género.
Este primeiro número (#3, retomando a numeração da sua progenitotora em suporte de papel), apresenta ficção de João Barreiros, Neil Gaiman, Richard Matheson, Arthur Machen, Vasco Curado e Maria de Menezes, para além de crítica de Safaa Dib, uma avaliação do Fórum Fantástico 2007 por Rogério Ribeiro e entrevistas com George R.R. Martin e Octávio dos Santos (director da antologia A República Nunca Existiu, que chegará às livrarias ainda este mês) . O destaque em não-ficção vai para um extenso ensaio de David Soares que versa sobre o Fantástico na Literatura Portuguesa, área em que tem já créditos firmados.
Luís Corte-Real assina a solo a direcção deste primeiro exemplar digital, sendo que os próximos números serão co-dirigidos com Rogério Ribeiro.
O arranque de 2008 começa assim sob uma égide de optimismo que nos permite criar algumas expectativas quanto a uma melhoria do panorma do Fantástico em relação ao ano anterior.
A BANG!#3 pode ser descarregada directamente da página da Saída de Emergência, onde será disponibilizada ainda hoje.
3 comentários:
Ora bolas! Então um gajo faz a assinatura e agora eles metem isto grátis! Assim não brinco! :-D É bem verdade que os últimos serão os primeiros.
Vou já descarregar. O conteúdo parece apetitoso.
Salve novamente, caríssimos.
Lapso imperdoável: omiti da minha breve resenha a participação, na BANG!#3, de Luis Filipe Silva, que nos apresenta dois deliciosos mini-contos. Particularmente eficaz, e de leitura obrigatória, "CONTRA A DEMAGOGIA". Aqui fica a chamada de atenção e o pedido de desculpas ao autor.
No problem, João. Obrigado pelo comentário.
Abraços
LFS
Enviar um comentário