terça-feira, 22 de janeiro de 2008

E o Futuro mesmo aqui ao lado



Luís Filipe Silva é um dos melhores autores nacionais de Ficção Científica, aliando a riqueza de uma escrita elaborada à construção de futuros pensados e credíveis. Quando consegue pôr de lado um humanismo demasiado vincado e uma certa tendência de redução do imaginário pessoal aos limites mais estreitos do mainstream, chega mesmo a roçar o estatuto de clássico de FC que, obra após obra (infelizmente menos do que as que gostaríamos), vai paulatinamente assegurando.

De há uns tempos para cá, LFS vem publicando no seu blogue (Efeitos Secundários) uma série de pequenos textos "noticiosos" que são verdadeiras pérolas de concisão e preciosas jóias de worldbuilding. Desde a "notícia" de um acidente provocado pela falha do sistema de navegação por Inteligência Artificial de um automóvel, até à vitória de atletas portugueses incrementados, cada uma delas vai tecendo a teia de um futuro próximo com uma tal textura e credibilidade que se torna verdadeiramente palpável.

Simultaneamente, como se ainda fosse necessário, LFS confirma o absoluto domínio das técnicas da Ficção Científica como instrumento privilegiado de exploração do futuro possível da Humanidade e deste pantanozinho à beira mar encalhado...

Para os aspirantes a autores de FC e até mesmo para alguns dos nossos escribas nesta área, estes curtos textos são uma escola e um exemplo a seguir e abrem o apetite para mais obras de Luís Filipe Silva que, estou em crer, querendo, bem podia ser o nosso único e inultrapassável autor de hard-sf.

Sense of wonder em português e doses comedidas. A não perder, aqui.

Sem comentários: