sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Ano novo, vida...


... atrapalhada como sempre. 2009 já ficou para trás, sem deixar saudades de maior. 2010 surje agora no meu horizonte com o potencial da grandeza ou do desastre. Será um daqueles anos de vai ou racha. Chegando a Dezembro, logo vos digo como correu.

Entretanto, o trabalho continua a empilhar-se graças a drásticas mudanças de vida pessoal. Fica muita coisa por fazer, incluindo terminar a prometida publicação das críticas que assinei na OS MEUS LIVROS. Adiado, também,por mais uns dias, o meu balanço de 2009. Apesar de tudo isto, 2010 trará mudanças ao Blade Runner. Vamos distanciar-nos um pouco da obsessão pela actualidade e revisitar muitas das obras do passado, hoje injustamente (ou, por vezes, justamente) esquecidas e que vêm sendo desprezadas por uma nova geração de autores que se tem afirmando sem referências, citando atabalhoadamente leituras diagonais da Wikipedia e escudando-se por trás de uma falsa sobranceria para esconder a profunda ignorância que anima tudo o que escrevem. Não quer isso dizer que vá abandonar as referências ao que se tem publicado entre nós - continuarei a fazê-lo na OML e, espero, com maior frequência no blogue - mas tenho andado mergulhado na Golden Age da ficção científica escrita e nos períodos de 1950 a 1980 no cinema de FC, para além de estar paulatinamente a redescobrir os saudosos comics de ficção científica que editoras como a Marvel, a DC, a Avon, a Red Circle, a Fiction House ou a Atlas nos proporcionavam durante os anos 50, 60 e 70 do século passado, e gostava de partilhar aqui algumas das minhas impressões sobre todos esses títulos olvidados. 2010 será, assim, um ano intensivamente dedicado à Ficção Científica em todas as suas vertentes.

Isto dito, resta-me agradecer a paciência de todos aqueles que me querem ler e que sucessivamente vão aturando estes propósitos quase nunca cumpridos. Como disse acima, 2010 será um ano de vai ou racha... por isso: feliz 2010 a todos vós.

3 comentários:

Marco Lopes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Lopes disse...

Caro João Seixas em primeiro quero deixar-lhe os meus mais sinceros desejos de um bom ano de 2010, em segundo espero que essas “drásticas mudanças de vida pessoal” tenham ocorrido devido a motivos positivos, e acho que todos compreendemos o que é ter a vida altera devido a eventos que não podemos controlar e portanto acho que podemos “perdoa-lo”. Espero que consiga animar as nossas vidas com mais algumas recordações de outros tempos que o Tempo, esse senhor que não conhece o significado da palavra misericordiosa, fez o favor de, se não apagar, pelo menos esvanecer da nossa memória colectiva e já agora sabe houver algo que eu possa fazer para o ajudar não hesite em dizer, por muito pouco eu possa fazer. Quanto a sua “previsão” de que 2010 irá ser uma ano de Ficção Cientifica, espero que se confirme quer no seu blog quer nas livrarias. Espero que essa sua ideia de despertar as nossas consciências para o que se fazia nos comics na Golden Age, além de louvável, seja coroada de êxito, nem que seja o de estimular as nossas consciências para esse “outro” mundo da Ficção Cientifica. Como sempre irei acompanha-lo na OML e paciência não me faltará para esses “propósitos quase nunca cumpridos” e espero que ano vá porque se racha perde-se à uma voz única e preciosa do mundo da literatura Fantástica e da Ficção Cientifica, isto claro assumindo o pior, mas claro que isso não irá acontecer.

Um abraço

PS: desculpe pelo engano na colocação do comentário, um clic errado e já não dá para voltar atrás, e se dá eu não sei como, tecnologia…

João Seixas disse...

Caro Marco,

Muito obrigado pelos votos e pelas palavras extremamente amáveis, que muito embevecido me deixam.

Felizmente as "mudanças drásticas" advêm de um factor positivo, mas não isento de imensa trabalheira nesta fase inicial. Se tudo correr bem, como espero, 2010 permitir-me-á aumentar bastante a minha produtividade, quer a nível de tradução, quer a nível de escrita (literária, crítica e aqui no blogue).

Quanto ao facto de 2010 poder vir a ser um ano generalizado de FC.... Quem sabe. A Saída de Emergência tem excelentes projectos para este ano, a metamorfose da Chimpanzé Intelectual em Escrit'orio e em colecção de Fantástico permite mais umas esperanças, e o Pedro Reisinho, editor da Gailivro, prometeu também algumas novidades interessantes para este ano que agora se inicia.

Contudo, no que toca a FC, estou cada vez mais céptico quanto à possibilidade de uma "retoma". Também por isso quero dedicar-lhe muito mais espaço aqui, e em mais variadas vertentes. A ver vamos como corre. É as mesmas editoras (com excepção da Escrit'orio) também já prometeram muita porcaria para 2010, explorando o filão dos Zombies que começou em pleno em 2005 e parece longe de se esbater.

Seja como for, com trabalho e esforço de todos alguma coisa se há-de salvar.

Por isso, um grande abraço e um 2010 em pleno.