domingo, 3 de janeiro de 2010

Guia Lambshead: Ponto de Situação


Com 2009 e em sintonia com o calendário, terminou o prazo para apresentação de originais para a edição nacional do Guia Thackery T. Lambshead a ser publicado pela Saída de Emergência em 2010. O número de textos recebidos foi bastante superior às expectativas que acalentava, tendo em conta que o tipo de texto pedido possuia características específicas a nível de estrutura, para além de ter que ombrear em qualidade com o contributo de autores de renome internacional e que transformaram a edição original num pequeno objecto de culto. Também por isso, e a uma primeira leitura, surpreendente também a qualidade de imaginação e de escrita de muitas das submissões.

Com o prazo inapelavelmente esgotado, parece contrasensual dizer isto, mas atentas algumas vicissitudes pessoais que me vão impedir de trabalhar no Guia durante esta semana, consideraremos ainda para possível inclusão no volume final os textos que venham a ser enviados para joao.seixas@gmail.com com o subject LAMBSHEAD - SUBMISSÃO até à meia-noite do próximo Domingo, 10 de Janeiro, hora portuguesa.

Isto justifica-se - excepcionalmente - pelo facto de alguns autores nos terem manifestado a vontade de melhorar os seus textos, e outros nos terem inquirido por eventuais prorrogações de prazo (que vêm sendo habituais nestes projectos). Pronto, cá fica uma prorrogação oficiosa, ainda que não oficial.

A partir de 11 de Janeiro, começaremos a contactar os autores, com uma de três finalidades: a) comunicar a não inclusão do texto; b) comunicar a inclusão do texto; ou c) solicitar alterações ao texto para inclusão na antologia. A decisão no sentido de a), b) ou c) cabe ao organizador da versão nacional da antologia (isto é - moi), por aplicação de critérios previamente definidos com o editor. Embora a decisão seja final e definitiva, não será arbitrária e estou disposto a trabalhar com os autores para ultrapassar qualquer ponto de discordãncia.

Os autores que não forem contactados de imediato não devem, apesar de tudo, desesperar: todos os autores serão contactados. Simplesmente, o grande número de submissões e a vontade de fazer acompanhar a decisão de um fundamento, ainda que breve, tornam impraticável o contacto a breve prazo com todos os autores. Apenas se não for contactado até 10 de Fevereiro, deverá o autor, atormentado por dúvidas quanto à eventual não recepção do seu original, invectivar a minha pessoa quanto às razões da demora.

Assim, a quem o desejar, mãos à obra.

Sem comentários: