sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Hoje e há cinco anos


Logo mais, pelas 18:30, na Biblioteca Municipal de Telheiras, e no âmbito do Fórum Fantástico 2010, a Livros de Areia apresenta o primeiro ensaio em língua portuguesa sobre a obra de Tolkien, A Simbólica do Espaço em O Senhor dos Anéis de J.R.R.Tolkien. A autoria é de Maria do Rosário Monteiro, que estará presente no lançamento.

Foi no Fórum Fantástico de 2005 que a Livros de Areia apresentou o seu primeiro livro, uma edição limitada, assinada e numerada de Rhys Hughes com o título Em Busca do Livro de Areia & Outras Histórias, hoje esgotada e peça de colecção. A ideia de criar a editora tinha também começado a solidificar-se nos 1ºs Encontros de Literatura Fantástica da Faculdade de Letras de Lisboa que, em 2004, serviu de percursor para o já insubstituível Fórum Fantástico. É assim uma ligação muito próxima aquela que se desenvolveu entre a Lda e o FF, pelo que nada melhor do que o Fórum Fantástico de 2010 para assinalar os 5 anos de actividade da Livros de Areia e o início de um sexto ano que, assim espero e conto, será cheio de novidades.

Por isso, ergo o meu copo à LdA, e convido todos aqueles que participam neste evento a fazer o mesmo. Cheers.

5 comentários:

Francisco Martins disse...

Olá João,

Estive presente hoje no Fórum Fantástico e gostei muito de o ouvir falar no painel "Lisboa Fantástica". Não conheço quase nada do que se faz em Portugal no campo da literatura fantástica, embora o género me fascine. Por essa razão fiquei muito interessado em conhecer o seu trabalho, e fiquei satisfeito por constatar que há mais pessoas a dedicaram-se ao género do que eu imaginava.

Um abraço,

Francisco Martins

Barreiros disse...

Olá Francisco:
Nope. Wrong João. Este, o Seixas, não esteve presente no Fórum Fantástico, ausente em parte incerta. Quem lá estava na mesa, a escaqueirar Lisboa, era eu, João Barreiros de seu nome.
Abraços

Álvaro de Sousa Holstein disse...

Francisco,

Que maldade! Isso de confundir Joões é crime de lesa majestade, sobretudo se a confusão meter berreiros.

Abraço,

Álvaro

João Seixas disse...

Caro Francisco,

Uma vez desfeito o equívoco - afinal, eu só uma vez destruí Lisboa, e mesmo assim parcialmente, ao passo que o Barreiros volta e meia escaqueira a capital de ponta a ponta - espero que o blogue seja suficientemente do seu agrado para passar por cá mais vezes.

Álvaro,

Como não houve grandes berreiros, não vale a pena causar alvaroço...

Abraços,

Seixas

Banda in barbar disse...

A ficção científica não está morta.
Os leitores de ficção científica é que estão."

David Soares, 2010

praboíce qada vez leêm mais em inglês é mais barato
há mais escolhas
e as traduções são melhores
especialmente as russas

o médico do alumínio inda escreve?
parece qwe sim

até o Artur Portela foi considerado autor da f,c.