sexta-feira, 3 de julho de 2009

Inopinada Surpresa: Prémio Lemniscata


Como inesperado "presente de aniversário", o José Eduardo Lopes teve a amabilidade de atribuir ao Blade Runner o Prémio Lemniscata. De acordo com os criadores deste galardão, ele foi "criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos leitores".

Pelo que só posso, com a devida vénia, agradecer ao José Eduardo Lopes pela distinção.

No entanto, como dizia o outro, com o reconhecimento vem a responsabilidade, e o Prémio Lemniscata não é isento de regras; a saber:

1 - O premiado deverá expôr o selo no seu blog e atribuí-lo a 7 outros blogs que considere merecedores.
2 - O premiado deverá responder à seguinte pergunta: O que significa para si ser um Homo sapiens?

A primeira parte é, claramente, a mais difícil, pois cada escolha impõe e implica uma multiplicidade de exclusões, muitas vezes sem que seja possível explicar inteiramente os critérios que construíram a linha demarcadora entre os eleitos e os excluídos. Por outro lado, tratando-se de um prémio que se expande geometricamente (será que infinitamente também?), impõe-se não o duplicar, atribuindo-o a outros galardoados. E assim, feitas estas considerações, o Blade Runner escolhe atraibuir o Prémio Lemniscata aos seguintes blogues:




Pela inteligência e profundidade com que o David Soares aborda os assuntos mais complexos e candentes.


Por ser a melhor escrita sobre cinema de Horror que se pode encontrar on-line.


Não se pode ter um blogue com um nome tão apetitoso e delirante sem apresentar um conteúdo absolutamente cativante. Missão cumprida por Mr. Peel.


A dedicação a um tema e a exploração exaustiva de todas as suas manifestações, quando levada a cabo por alguém com a inteligência de Pierre Fournier, faz mais pela perpetuação da cultura popular do que uma cadeia de museus.


Pela inteligência e profundidade com que o Nuno Fonseca faz a sua abordagem à Ficção Científica - através de títulos criteriosamente escolhidos - e pelo esforço de divulgação da Ficção Científica Portuguesa, tanto a nível nacional como internacional.


Pela especial sensibilidade com que a Safaa Dib aborda alguns livros e filmes. E por ser das poucas em Portugal que gosta de Joseph Losey e Lindsay Anderson.


Porque faz muita falta em Portugal a divulgação da Ciência e da Astronomia. E ninguém melhor do que um entusiasta da Ficção Científica para o fazer. Parabéns, também, ao José Saraiva.

E querem coisa mais fácil do que saltar do blogue do Saraiva para a resposta à pergunta "O que significa para si ser um Homo sapiens?"

Significa poder libertar-me do atavismo e da superstição da Religião por recurso exclusivo à Razão e à Ciência. Compreender melhor o mundo em que vivemos, na sua contingência e efemeridade, é o primeiro passo para o preservar e preservar a memória de uma espécie com prazo de validade.

1 comentário:

n.fonseca disse...

Não participarei desta nova roda, pois já me bastam Samsara & Leibowitz :D mas agradeço as belas palavras. A verdade é que a malta tenta fazer algo, e é sempre bom ver que alguma coisa vai passando.
Tank U ;)